4 comentários

Porque é que os lobos atacam pessoas? É culpa deles?

Certamente já deves ter ouvido falar em casos que um lobo atacou uma pessoa. Isto geralmente trás revolta entre as pessoas, que pensam que estes são animais maus… claro que também à aqueles contos do tipo “capuchinho vermelho” que também contribuem para isso tudo. Sem mais demoras, a culpa, é, obviamente, dos humanos.

Ok, esta é a parte onde tenho que provar as minhas acusações… então é assim:

Cada vez que os agricultores tiram animais da floresta para os seus campos, os lobos ficam cada vez com menos alimento no seu habitat, logo são forçados a procurar alimento noutros lados. Agora podem ocorrer várias situações:

A

  1. Os lobos procuram alimentos noutros lados afastados dos campos de agricultura. Como à escassez de alimentos na floresta, procuram nos rios e lagos, geralmente alimentando-se de Salmões e outros peixes de água doce. De certeza já ouviste falar da expressão “Nós somos o que comemos” – bem, esta expressão é regra de primeira para os lobos. Isto porque o que comem é a razão do cheiro que possuem. Os lobos vivem num mundo de cheiros e identificam-se uns aos outros graças ao cheiro. Também a sua hierarquia é composta graças ao cheiro (isto porque os lobos alfa comem certas partes mais “luxuosas” das presas, enquanto que os outros comem as partes restantes). No momento em que passam todos a comer a mesma coisa, a hierarquia que tão importante é numa alcateia desfaz-se, lentamente.
  2. Sem líder que os guie, os lobos tornam-se solitários e descontrolados.
  3. Eventualmente em busca de presa (que é escassa) um lobo avista um humano. Aqui também conto um aparte – Nestes últimos anos, a dieta das pessoas tem-se baseado fortemente em fast-food, comida de fraca qualidade. Esta comida de fraca qualidade acaba por nos dar um cheiro muito semelhante ao de presas, e não de predadores, dando assim o sinal ao lobo se que uma presa se encontra por perto.
  4. O lobo, sem líder e solitário, eventualmente decide em atacar a presa (se esta estiver sozinha) ou continuar a sua procura por outro tipo de presa. No caso da primeira situação, dá-se um ataque.

B

  1. Os lobos encontram os campos de agricultura e os animais que os agricultores retiraram do seu habitat.
  2. Analisando a área, apercebem-se da grande quantidade de presas fáceis. Pergunto-te agora, se andasses no meio do deserto e estivesses cheio de sede, e encontrasses um oásis a meio que pertencesse ao rei daquele país e ele não gostasse de o partilhar, não preferias ir logo a correr para lá em vez de morrer à cede? Mesma coisa acontece neste caso com os lobos, só que com comida.
  3. Os lobos atacam e voltam aos campos quando precisam de mais alimento.
  4. Os agricultores frustrados por os lobos lhes tirarem o stock (que originalmente foi roubado por estes dos próprios lobos), atacam-os e matam-os.
  5. Em revolta os lobos defendem-se e por vezes atacam (mas raramente matam os caçadores) apesar do grande desiquilibrio criado pelas armas.

Outros casos que possam causar essas situações podem ser, por exemplo, desflorestação (que envolve o “ataque” dos seus territórios, alguns não gostam de ficar parados a olhar e tentam defender-se).

Vale a pena lembrar que os lobos muito raramente se aproximam de pessoas e ainda mais raramente atacam pessoas (praticamente nunca atacando fatalmente), devido à sua grande timidez.

Também, que ao contrário dos lobos, as pessoas atacam até mesmo só por diversão, e sem piedade nenhuma.

Anúncios

About lunasibe

I love huskies. Woof! :3

4 comments on “Porque é que os lobos atacam pessoas? É culpa deles?

  1. É uma explicaçao rica em coteudo e fatos sobre a açao dos lobos e do home com a naturea. Gostaria de saber se um lobo pode ser domesticado com cao de guarda, quais cores e tamnho, poderia viver no brasil? vejo fotos deles em regioes frias, gelada????

    • Caro amigo, agradeço muito o seu comentário! É possível um lobo viver com pessoas, mas não espere que seja facilmente domesticado como um cão, a menos que tenha vivido toda a sua vida com pessoas. Os lobos são animais selvagens que vivem em alcateia, e tem uma vida muito activa consoante o seu papel. Não estão preparados para ter a vida que um cão tem junto com pessoas “normais”, nem nunca vão estar. A única opção seria se essa pessoa estivesse para viver à maneira do lobo e não o lobo à maneira da pessoa, ai já teria chances de ter algum controlo mas ainda assim não se poderia chamar o lobo de domesticado, seria mais você que se estava a adaptar à sua maneira.
      Locais onde os lobos vivem
      Outra coisa, como podem ver não existem lobos no brasil em estado selvagem, apenas em cativeiro e em condições controladas.
      Espero que o meu comentário tenha ajudado e por favor sinta-se à vontade de falar comigo se tiver mais alguma dúvida que queira ver esclarecida, pode responder a este comentário ou então enviar-me um email para > northwolf95 @ gmail.com – Obrigado! 🙂

  2. ou seja, os lobos só atacam pessoas se estas estiverem a fazer algo completamente errado contra os pobres bichanos!

  3. Intressante, parabéns pelo trabalho feito.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: